sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ballet Clássico x Ballet Neo Clássico

Estes dias enquanto vagava pela internet em busca de videos de ballet clássico fui surpreendida pelo Neo clássico.


Confesso que dessa modalidade nunca tinha ouvido falar.E fiquei ainda mais chocada quando descobri que a modalidade é antiga. Pelo menos desde 1928 já temos coreografias nesses estilo.


Foi então que começei uma busca incasável por uma explicação do que seria o Neo clássico, quais as suas principais caracteristicas e  semelhanças com o clássico.

A principio, eu tinha em mente que seria algo similar ao contemporânio.Mas logo vi que foi um mero engano. Quando observamos os videos de dança, podemos ver que a tendência da dança puxa mais para o tradicional clássico com coreografias mais modernas.

  •  Semelhanças Clássico e Neo Clássico
O uso da sapatilha de meia -ponta ou ponta.
Postura ereta
Movimentos circulares dos membros superiores
  •  Diferenças
Não se utiliza o Tutu, mas sim saias de panos leves e diversificados
Não há cenário
Retirada de longos repertórios


Não existe basicamente até hoje,nenhum livro que trate da história do ballet neoclássio e seus fundamentos  em si. O que podemos obervar é que as músias são mais variadas, fugindo realmente do padrão clássico. Em alguns videos de apresentações faz-se desnecessário o uso de meias e saias, entrando apenas um colã e short.
Contudo, acho que os passos não se diferem do clássico.

O grande criador desse estilo foi George Balanchine com o ballet "Apollo".

Observações:

1. Foi muito difícil encontrar fontes que falassem sobre o Ballet Neoclássico, então o texto ficou por pura opinião pessoal de observações de videos.

2. O que conclui foi que o neoclássico é um ballet mais livre do grande "drama" clássico, das roupas e do estilo de música unico, abrindo assim espaço para musicas instrumentais modernas. Carrega consigo um ar mais moderno, mas ainda sim não vejo grandes semelhanças com o contemporânio em si.

3. Se algum leitor(a) tiver mais informações, vou adorar saber e postar num proximo post!

3 comentários:

  1. Já que é assim, com certeza aonde eu faço ballet há influências do neoclássico. A gente usa tutu e tal, mas quanto às músicas, nem sempre são clássicas e o cenário é somente uma tela no fundo do balco. Ano retrasado foi com luzinhas de LED, esse ano foi a imagem de uma floresta!

    Beeeeijos ;D

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Acredito que o metódo neoclássico esteja presente na maioria das academias!

    Obrigada pela visita!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Eu também só conheço o neoclássico pelas coreografias que assisti na internet e em um festival de dança.
    Eu acho realmente lindo, mas não acho tão legal essa tendência de algumas academias (inclusive a academia que eu vou começar agora tem essa tendencia, apesar das aulas serem de "ballet clássico" todas as apresentações que eu assisti só tinha neoclássico). Se a aula é de ballet clássico eu acho que é mais interessante até introduzir um estilo derivado, mas não trocar um pelo outro.
    Não estou falando mal, só acho mais interessante quando se trabalha com as duas coisas. Até porque cada um tem um perfil e as academias também se adequam aos diferentes perfis.
    Bjs

    ResponderExcluir