terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Homens na sapatilha de ponta... vamos refletir?

Olá meus bailarinos (as)! 
Primeiramente vou deixar um Feliz Natal para vocês! Espero que a virada da noite tenha sido maravilhosa e que hoje o dia seja tranquilo e de muita reflexão. Porque eu realmente acredito que o sentido do Natal seja refletir sobre o ano todo e pensarmos como podemos melhorar para o próximo ano.

O tema de reflexão desse ano a cerca do ballet será sobre os bailarinos que usam sapatilha de ponta. Acredito que essa tenha sido a polêmica do ano, já que agora podemos ver com mais frequência por fotos que os homens estão usando a sapatilha de ponta sem medo.

Crédito das fotos para a página "Só bailarinos" e aos respectivos bailarinos.


Infelizmente, esse ainda é um assunto que gera todo o tipo de comentário preconceituoso e por vezes homofóbico.
Acredito que quando as mudanças começam a aparecer as reações contrárias chegam com mais força. É uma questão de resistência ao novo. Eu compreendo. Contudo, não vejo um debate sério sobre isso. A grande pergunta do ano é : Por que não?

Sapatilha de ponta é só pra mulher?
Sapatilha de ponta não combina com homem?
Sapatilha de ponta foi adaptada somente para o corpo feminino?

Por que simplesmente não podemos debater sobre isso? Acredito que ignorar o assunto, ou trata-lo com deboche não vai resolver a situação. Porque não podemos nos propor a um debate saudável e perguntar aos bailarinos o que eles acham? Poderíamos muito bem aprofundar o assunto não só para saber se eles querem, mas como também saber se é possível que o corpo masculino suporte usar as sapatilhas de ponta. Até que ponto seria benéfico pra eles?

O mundo do ballet clássico como sabemos tem resistência a mudanças. E sim, bem sei que provavelmente essa mudança nem passe pela cabeça da maioria das pessoas do mundo bailarinistico. Mas o mundo vai mudando, e as coisas novas surgem... e é por isso que hoje temos as mais diversas modalidades de dança. E muitas delas surgiram do ballet clássico.

E então, o que acham do assunto? Seria possível? 

21 comentários:

  1. Uma vez inadaguei isto ao meu professor e ele me deu uma série de argumentos válidos que eu concordei no final.
    Mas acho que vez ou outra não faz mal a ngm,né?


    bjinhos

    http://garotacafona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. sou homem.. e sei dançar na ponta, e já me falaram que danço muito melhor que varias mulheres ....
    Não vejo mal nenhum os homens subirem na ponta em solos ou algo do tipo... claro que para erguer a bailarina não dá para ser na ponta, mas do contrario...

    ResponderExcluir
  3. eu sou homem... danço em um ministério de dança na minha igreja e gosto muito de apresentaçãoe com pontas.. não vejo mal nenhum, elas trazem pra gente um jeito novo,,, uma sensação diferente, e não me incomoda de maneira alguma subir nas ponts!

    ResponderExcluir
  4. > Sou homem.. não bailarino pq nunca tive aulas de ballet, mas ja subo nas pontas.. danço no ministério da minha igreja e me acostumei a sempre dançar nas pontas na adoração... isso ta me prejudicando um pouco assim |____________________________| sabe,, rsrs pois as sapatilhas de meia ponta que uso não duram um mês direito e ja rasgam na ponta, onde fica o dedão.. estou pensando em comprar uma sapatilha de ponta pra mim pra resolver esse "pequeno probleminha".. mas eu quero uma preta e não encontrei ainda.. se alguem souber de um site que tenha sapatilhas de ponta na cor preta pra vender, por favor me informem.. estou precisando... urgente... e ainda tem essa questão da aceitação.. mas não vejo nada de mais, até mesmo pq quem criou as sapatilhas de ponta foi um homem' :-) mas quero fazer o meu melhor pra Deus o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marnet dança, compro pros meus alunos todas as sapatilhas lá, e tem preta sim, sob encomenda,e custa 20,00 mais caro que as cores convencionais

      Excluir
    2. > nossa... muito obrigado' gostei do site e axei o que eu queria :-) valew!!

      Excluir
    3. Caraca!!! Que comentário incrivel, conheci o ballet através do ministério e eu sou apaixonado. Começarei aula de ponta, mas somente pra fortalecimento dos pés! Estou mega ansioso, nao vejo a hora! Ja fiz ate fotos pra postar no insta! E cara, faça sempre o seu melhor, dê sempre o seu melhor pra Deus!

      Excluir
  5. Acho que os homens tem capacidade de subir nas pontas.
    Já vi vários bailarinos em espetáculos nas pontas.
    Mais continua sendo preconceituoso!
    O mundo mudou gente!
    E algumas escolas como Bolshoi pedem aos homens para dançar na sapatilha de ponta.
    Eu já ouvi até falar que no Marcelo Estrela também tem!
    Acho que somos capazes sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que os professores tem medo da gente ser melhores 9

      Excluir
  6. Os homens possuem todas as condições do mundo de dançar nas pontas, porém os movimentos das bailarinas são mais delicados e por essa razão ficam mais bonitas nas pontas
    Por outro lado, os homens possuem músculos mais fortes o que lhes dá condições de saltar mais alto e girar mais. Acho que as características físicas dos sexos é que gerou essa tradição. Não é por acaso, nem preconceito e simplesmente inteligência para aproveitar o que cada biótipo tem de melhor! Mas nas aulas acho válido homens usarem pontas para treinamento de equilíbrio, eixos e força nos pés e pernas. Beijão

    ResponderExcluir
  7. Os homens possuem todas as condições do mundo de dançar nas pontas, porém os movimentos das bailarinas são mais delicados e por essa razão ficam mais bonitas nas pontas
    Por outro lado, os homens possuem músculos mais fortes o que lhes dá condições de saltar mais alto e girar mais. Acho que as características físicas dos sexos é que gerou essa tradição. Não é por acaso, nem preconceito e simplesmente inteligência para aproveitar o que cada biótipo tem de melhor! Mas nas aulas acho válido homens usarem pontas para treinamento de equilíbrio, eixos e força nos pés e pernas. Beijão

    ResponderExcluir
  8. Acho que a discussão tem que ser levada para um debate muito mais sério, do que o biotipo de cada um, uma vez que nós todos sabemos que os seres humanos adaptam e desenvolvem as habilidades necessárias para adaptarem-se ao meio. Portanto, mais fortes é uma comparação ingenua, vez que cada sujeito em si usa o máximo de suas forças pra qualquer movimento. Mulheres mais delicadas? Ingenuidade e machismo medieval, o Ballet é um dança delicada para ambos os GÊNEROS. A discussão que pouco se faz na dança é sobre a concepção de "mulheres fazem isso" e "homens fazem isso", essa ideologia é pré-histórica, e no século XXI isso já deveria ter sido extinto. Sou psicólogo, bailarino, danço nas pontas, e acho que há um medo dos homens perderem seu "território" de condutor macho alfa, e da mulher perder seu território "conduzida delicada e meiga". A dança contemporânea já conseguiu nesse aspecto avanços em desgenilatização e avanço nas concepçoes de gênero e características filogenéticas, que em nenhuma aula de ballet clássico até hoje eu presenciei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou achando ótimo os bailarinos que estão se desenvolvendo na dança para trabalhar nas pontas dos pés. Sempre via apresentações e achava muito sexista e anti-demócratico a bailarina sorrir, expressar a música e dançar praticamente todo o tempo na ponta e seu par não corresponder da mesma forma tendo os pés completamente apoiados sobre o chão e em raras ocasiões deixar uma meia ponta para embelezar o movimento estático.

      Excluir
  9. Sinceramente nao acho que tenha haver com habilidade e sim com beleza e as mulheres ficam bem melhor e bem mais bonitas na ponta

    ResponderExcluir
  10. Não há absolutamente nada que impeça um homem de dançar na ponta. Inclusive foram os primeiros a fazer isso. Basta estudar a História da Dança Clássica. Isso é tolice.

    ResponderExcluir
  11. Sou homem e fiz aulas de ponta. Como temos mais massa muscular, a pressão sobre as articulações é muito maior. Destrui a cartilagem do quadril e agora não posso mais dançar ballet.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, se estudarmos história na cultura ocidental que sempre foi patriarcal, a mulher sempre demorou para ter a permissão para fazer e se expressar de alguma forma e na dança não foi diferente, o que ela faz tinha sido feito por outros homens, até salto alto primeiro eram os homens da aristocracia que podia usar. Por isso, a representação da mulher na dança não é diferente, há uma lista enorme ainda de estereótipos que ficam sobre ela. Não faço balé e sim dança de salão e o caso é ainda pior, pois vou em apresentações, a dança é feita toda para o movimento da dama que ainda em sua maioria é mulher (a condução é para a dama executar), e curiosamente sempre se fala o nome do dançarino, agradece-se o dançarino, mas não se fala o nome da dançarina e quando fala é mera obrigação, sendo que em apresentações pelo menos 1/3 é enfeite da dama. Algo que não entendo até agora. Poucas apresentações trabalham com dama (homem). E no balé contemporâneo apesar de ser uma evolução em igualdade de movimentos é raro ver mulheres que erguem os bailarinos, mesmo tendo a condição física para tal e sabemos que tem muitas que conseguem!

    ResponderExcluir
  13. Só acho o seguinte se ballet e para homem e mulher , sapatilha de ponta deveria ser para homem também poderiam adaptar uma sapatilha para os homens imagina um bailarino e uma bailarina fazendo as piruetas juntos na sapatilha de ponta uuuuuuaaaaaauuuuu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais existem sapatilhas adaptadas para homens a um bom tempo, inclusive coloridas!.

      Excluir
  14. Nas danças de ballet romântico usa se muito ponta para as mulheres por que dão um toque de graciosidade será que é por isso que não deixam na maioria das vezes os homens dançarem na ponta?

    ResponderExcluir