terça-feira, 2 de agosto de 2011

E quando bater aquela dorzinha...

Sim, sim. Se você é bailarina, pelo menos uma vez na semana vai sair com aquela dorzinha no corpo. Talvez porque não tenha se alongado o suficiente, talvez porque tenha se alongado de forma errada, ou até mesmo porque fingiu que era a super bailarina e foi além dos seus limites corporais rsrs

Um dos meus primeiros posts foi sobre a minhha dor corporal pós primeira aula. Naquele dia eu não sabia como aliviar a tensão de muitos anos sem qualquer atividade física. Mas agora eu sei!

Na verdade é truquesinho. Eu peguei a dica de alguns blogs e misturei com aquela caseira sabe?
Mas não esperem muito, porque não é nada demais!

Passo 1 : Compressa de Gelo
A compressa de gelo serve para traumas provocados por quedas ou pancadas. O gelo é anestésico de dor e contrai os vasos sanguineos, diminuindo o inchaço.
Se logo após o trauma for aplicado gelo, os vasos se contraem, , em conseqüência, o inchaço e o hematoma se reduzam também. Além disso, se a pele for resfriada a 12ºC ou 13ºC, os receptores de dor param de funcionar - daí o efeito anestésico do gelo.

Por que eu não indico a quente? 
O calor é indicado nos casos em que a pessoa sente dor mas não apresenta inchaço.

A baixa temperatura, utilizada até 48 horas após uma lesão que não tenha ferida aberta, diminui a percepção da dor, o risco da inflamação e a quantidade de sangue no local, o que evita inchaço. Ao adotar uma compressa quente nessas condições, você pode provocar o efeito contrário”, resume o fisioterapeuta Alexandre Dias Gabriel, do Rio de Janeiro.

 As compressas quentes são geralmente usadas em casos mais crônicos. Elas são indicadas para aliviar cólicas e dores recorrentes nos músculos e juntas. O calor gerado ativa a circulação do sangue e pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

Ou seja, é indicado em dores musculares. Mas nesses casos eu aconselho ou a falar com a sua professora (or) ou procurar algum médico. Não vamos correr risco não é mesmo?

Eu indico que a compressa fique sobre a area lesionada de 15 a 20 minutos. Porém alguns especialistas pedem um tempo de 10 minutos - ou algo como colocar 10 e esperar 10 minutos para repor- para não agredir a pele.

Passo 2 - Gelol
Sim! Ele mesmo. Aquele velho conhecido das familias brasileiras. Quem nunca teve um gelol em casa? Pois é... ele é justamente indicado para aquelas quedas e pancadas que sofremos de vez em quando não é mesmo?
Após a compressa, espere cerca de 5 minutos e passe uma pequena camada de gelol na area lesionada. Por favor não exagerem! Um pouquinho basta mesmo.Passe com força e rapidez. Você precisa sentir a area ficar quente. É sinal de que está fazendo efeito.
Depois não precisa fazer nada. A area por incrivel que pareça vai ficar 'fria'. E então você pode fazer duas coisas. Uma delas é deixar a area descobertar e lidar com o frio que vem rsrs Ou então comprensa-la para fazer mais calor.
Tanto faz qual você escolher. As duas fazem efeito, porem comprensando passa mais rápido a dor. Deixando-a sem compressa demora um pouco mais... comigo leva dois dias. E depois não sinto nada.

Na aula passada eu comentei com as menias e as professora. A dica foi muito bem vinda e aprovada!

Observação: Tudo o que foi escrito nesse post não tem qualquer confirmação medicinal. Sentindo dores musculares ou persistentes procure sua professora e um médico.

2 comentários:

  1. Ingrid, meu companheiro inseparável é o gel de arnica. Funciona que é uma beleza. :)

    Beijos

    ResponderExcluir