terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Incrível Maya Plisetskaya

Quando penso em uma bailarina excepcional e moderna, ela é a Svetlana Zakharova. Não sou simplesmente apaixonada pela elasticidade das pernas e os seus longos braços, mas sim o poder persuasivo que essa bailarina tem no palco. Quando estou sentada observando uma apresentação, a minha primeira reação recai sobre o rosto e a expressividade da bailarina... e se isso não me agradar apenas observo a execução dos passos.

Mas como uma bailarina que sou de verdade, não posso me prender ás visões modernas rs. O passado do ballet, como bem sabemos, é mágico e nos leva a bailarinas fantásticas e praticamente perfeitas em conjunto; expressão e execução.

Sim, eu sempre conheci a Anna Pavlova e a importância do " The dying Swan". 
Mas só compreendi a morte deste cisne vendo a Maya Plisetskaya dançar. Eu vi várias bailarinas executando essa coreografia e sempre achei , em geral, que todas dançaram corretamente e que sim... o cisme morreu elegantemente.
Mas só senti a aflição desse cisne; suas tentativas de voo, seu cansaço e a eterna luta pela vida com a Maya.




Maya neste vídeo estava com 61 anos e eu considero essa como a sua segunda melhor dança. Eu fiquei surpresa ( muito mesmo ) com a capacidade dessa bailarina e desejando do fundo do meu coração conseguir aos 61 anos dançar 5 % do que ela dança rsrs.

O vídeo que considero o melhor de todos e com certeza a melhor apresentação da morte do cisne, vocês podem conferir aqui.

Bom, não é a toa que Maya é considerada uma das grandes bailarinas do século XX !

E qual é a "versão" preferida de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário