quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ombros no seu devido lugar,por favor.


Quando você está lendo tudo o que pode sobre ballet no mundo dos blogs, encontra manual para todas as partes do corpo e um outro manual com as devidas instruções para lesões. Temos tudo sobre pés,coxas,braços,mãos e coluna. Mas a pergunta que não quer calar é: E os ombros?

Pois aqui vai uma informação importante: Não adianta caprichar no braço, deixar a coluna ereta, pernas esticadas, ponta impecável e no final aquele ombro pra cima deformando todo o conjunto.  

Faça um pequeno teste  na próxima aula. Posicione-se em frente ao espelho e ao fazer a quinta posição nos braços deixe que seus ombros se posicionem sem cuidado. Você pode até dizer que não faz diferença, mas depois abaixe-os para ver o quão diferente fica o alinhamento do corpo. Vai ficar melhor não é?

O que acontece é que o ballet é simples. Pequenos gestos bem executados passam a imagem necessária de clareza. E não se espante, todas as posições foram fruto de muito trabalho. Nada está ali por acaso. Todos os passos são uma composição para a harmonia entre o bailarino e a musica.

Ombros levantados significam acanhamento, espanto e até mesmo medo. Lembre-se que o ballet está sempre tentando passar uma imagem de tranquilidade e serenidade.E os seus ombros influenciam e muito todo o conjunto da obra.

E lembre-se, braços mal posicionados , geram ombros mal posicionados que geram lesões.

Por isso bailarinos e bailarinos vamos ficar sempre atentos aos ombros!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não sei nada de ballet, infelizmente. Mas existem poucas coisas mais bonitas que uma bailarina, já parece música, delicadeza, porte... Acho lindo!

    um beijo pra você, moça.

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você sabe que eu acredito que o ballet é entendido através das emoções ? Pois pra mim, você que aprecia o ballet em si e se emociona assistindo a dança é sem sombra de duvida a pessoa que mais compreende essa dança. Volte sempre! Bjos Maria.

      Excluir
  3. Ingrid, quanto tempo!
    Eu, particularmente, tenho muita dificuldade com os ombros. Toda a minha tensão sempre aparece neles, e todas as professoras corrigem muito isso. Já melhorei bastante, mas ainda tenho um longo caminho pela frente. E, realmente, faz uma diferença enorme ficar com os ombros bem posicionados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ingrid, quanto tempo!
    Eu, particularmente, tenho muita dificuldade com os ombros. Toda a minha tensão sempre aparece neles, e todas as professoras corrigem muito isso. Já melhorei bastante, mas ainda tenho um longo caminho pela frente. E, realmente, faz uma diferença enorme ficar com os ombros bem posicionados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica! Adoro quando passa por aqui! Mas não faz mesmo ? Eu sempre reparo isso no espelho. todo o corpo muda rsrs Beijocas e volte mais!

      Excluir