terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E as férias chegaram....

Pois é, passou tão rápidinho esses meses não foi?
Ainda me lembro do primeiro dia de aula! A excitação de subir as escadas da academia, o medo, a insegurança imensa e depois um prazer que nunca vou consegui descrever em palavras.

Construi amizades muito bonitas no centro de dança, e nesse ano, ontem foi o ultima dia que estive lá.
Foi uma festa linda e um pouco triste. Desejei antecipado feliz natal e ano novo e já estou fazendo planos para o ano que vem rsrs
Isso inclui um colã novo e meia nova.

----

Contudo estou escrevendo este post para dizer que em seis meses de ballet tive dois grandes beneficios, além da alegria da vida é claro rsrs. O primeiro foi a melhora da minha postura. Eu tenho lordose, não tenho dores, mas quem me observa atentamente sabe que sou tortinha tortinha rs. Melhorei absurdamente meu modo de andar!
A segunda é a panturrilha! Aham, isso mesmo! Estou com uma panturrilha sensacional. Estou com tanto orgulho dessa panturrilha definida, que as vezes para na rua para olha-la.
E espero que ano que vem o maior motivo de orgulho sejam as minhas coxas. Estão começando a ficar definidinhas. Quando faço movimentos como o round de jambe el l'air posso ver os meus musculos. Mas depois volta ao normal.... uma pena rsrs

Boas férias para nós!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ballet Clássico x Ballet Neo Clássico

Estes dias enquanto vagava pela internet em busca de videos de ballet clássico fui surpreendida pelo Neo clássico.


Confesso que dessa modalidade nunca tinha ouvido falar.E fiquei ainda mais chocada quando descobri que a modalidade é antiga. Pelo menos desde 1928 já temos coreografias nesses estilo.


Foi então que começei uma busca incasável por uma explicação do que seria o Neo clássico, quais as suas principais caracteristicas e  semelhanças com o clássico.

A principio, eu tinha em mente que seria algo similar ao contemporânio.Mas logo vi que foi um mero engano. Quando observamos os videos de dança, podemos ver que a tendência da dança puxa mais para o tradicional clássico com coreografias mais modernas.

  •  Semelhanças Clássico e Neo Clássico
O uso da sapatilha de meia -ponta ou ponta.
Postura ereta
Movimentos circulares dos membros superiores
  •  Diferenças
Não se utiliza o Tutu, mas sim saias de panos leves e diversificados
Não há cenário
Retirada de longos repertórios


Não existe basicamente até hoje,nenhum livro que trate da história do ballet neoclássio e seus fundamentos  em si. O que podemos obervar é que as músias são mais variadas, fugindo realmente do padrão clássico. Em alguns videos de apresentações faz-se desnecessário o uso de meias e saias, entrando apenas um colã e short.
Contudo, acho que os passos não se diferem do clássico.

O grande criador desse estilo foi George Balanchine com o ballet "Apollo".

Observações:

1. Foi muito difícil encontrar fontes que falassem sobre o Ballet Neoclássico, então o texto ficou por pura opinião pessoal de observações de videos.

2. O que conclui foi que o neoclássico é um ballet mais livre do grande "drama" clássico, das roupas e do estilo de música unico, abrindo assim espaço para musicas instrumentais modernas. Carrega consigo um ar mais moderno, mas ainda sim não vejo grandes semelhanças com o contemporânio em si.

3. Se algum leitor(a) tiver mais informações, vou adorar saber e postar num proximo post!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ballet com dança do ventre, ou vice-versa.

Como vocês já devem ter percebido, adoro procurar todos os tipos de coisas que tenham ballet no meio. Não importa o quê. 
Mês passado coloquei um video de patinação no gelo com a musica de 'The Swan'.
Agora, chegou a vez de vermos uma apresentação de dança do ventre com ballet.
Nunca pensei em fazer dança do ventre, embora ache lindo.Mas depois de ver esse video, admito que até deu uma vontade louca de misturar e dançar ballet com a dança do ventre. Ficou muito bonito e a coreografia maravilhosa!

Definitivamente esta bailarina está de parabens!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Das alegrias de dezembro...

Sim! Já estamos em dezembro e estou muito motivada para esse mês! 


Foto retirada do site "Dicas de Dança"
  

  • A minha grande euforia consiste no fato de que justamente em dezembro chegou um bailarino na minha academia! Sim, isso mesmo! Um bailarino. As apostas já começaram e estamos cruzando os dedos para que ele tenha gostado da turma e nos acompanhe ano que vem.

  • A segunda é que já sinto o cheirinho da mesa de natal rsrs Eu sei que ainda falta muito, mas sabe como é né? Dezembro é praticamente sinônimo de natal rs. E o meu grande plano para esse mês é assistir o Quebra-nozes no teatro municipal. Espero muito que ainda tenha ingressos e que eu consiga comprar a tempo. Mas tempo é algo que eu definitivamente não tenho de sobra. Uma pena...

------
 
Os outros planos estão nas piruetas e nos assemblés. No meio do mês passado começamos a trabalhar de verdade nas piruetas e assemblés. A minha grande surpresa consistiu numa melhora assustadora das piruetas rs. Estamos treinando as piruetas na quinta posição e a principio estava considerando uma imissão impossível tirar impulso para a pirueta!
Conseguia realizar muito bem na quarta posição,mas nada de sair os giros na quinta. 
Mas ontem, depois de alguns minutos e fora da barra, a execução do passo ficou perfeita.

A única dica existente para uma boa pirueta é a calma. Quanto mais exasperada (o) você fica tentando girar, menos consegue se equilibrar e acaba tombando pra trás no meio do passo.

Antes de tudo; concentre-se, prenda o abdomem ( sempre rs) e faça um plie de forma equilibrada para dar o impulso. E na hora de girar mantenha a cabeça em foco,em um ponto inicial.( Dependendo de que lado da sala esteja... pode ser o espelho ou a parede) Eu sei que é dificil! Mas é possivel.

Quanto ao assemblé ainda não tenho um final feliz para contar, e já começo a sentir falta da minha antiga dificuldade com o sissone rsrs. Basicamente é muito trabalho para uma unica perna só não?
A nossa professora brinca dizendo que agora está desconstruindo o nosso sissone, e só porque aprendemos chegou a hora do assémble. Vamos ver se até a ultima aula consigo faze-lo decentemente.

Abaixo, um video do dito cujo. Olhando assim parece tão fácil!
Espero que tambem estejam animados esse mês!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Procurando por noticias?

Bom, a fonte para noticias de ballet é basicamente rara e dificil. Quando queremos encontrar algo é preciso muita paciência em frente ao computador para conseguir achar algo que  tenha realmente a ver com o que se está procurando. E na maioria das vezes, não achamos.
E quando queremos saber sobre as novidades no mundo do ballet, tudo fica ainda mais complicado. Saber sobre as apresentações que estão no mundo, opiniões e tendências quase não passa pela nossa cabeça tamanha a dificuldade.
Mas esses problemas acabaram, ou acabaram parcialmente.
Já ouviram falar do Ballet news? É um site maravilhoso com muitas novidades e colunas muito interessantes sobre tudo que se possa relacionar com dança e claro com ballet.
Mas como já devem imaginar, é em inglês. (Basicamente, as maiores fontes de informações sobre ballet são em inglês.)
De qualquer forma, vale a pena dar uma conferida! E para qualquer problema, solicitem o google tradutor rs


Acesse o site por  aqui.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O equilibrio na meia-ponta

Eu até acho que demorei muito para escrever este post. Afinal de contas, logo depois de escolher a sapatilha de meia-ponta ideal e acordar cheia de dores pós-primeira aula, a grande questão para as novas bailarinas adultas é como conseguir ficar equilibrida na meia ponta.
Não é fácil!
Nos primeiros momentos, ou primeiras aulas, a meia-ponta e o equilibrio provavelmete vão significar coisas distintas. Afinal, levantar bem os pés e conseguir sustentar o corpo já uma grande missão.
Por isso,vou deixar uma lista com alguns exercícios de ajuda ao sonhado equilibrio.Tentem fazer isso em intervalos do dia ociosos.

1 - Permaneça descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos dos pés para o chão. Concentre-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas manter os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.
2 - Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo em partes iguais entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nesta posição por um minuto, em seguida, mude para o outro pé.
3 - Fique em um pé com o peso do corpo dividido entre o calcanhar e a bola do pé. Levante o calcanhar e gire lentamente para a esquerda (uma volta de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, alternar os pés. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.

Se você perder o seu equilíbrio durante os exercícios, tente recuperá-lo rapidamente com o ajuste mínimo possível. Estenda a mão e toque levemente a cadeira ou parede com a ponta dos dedos. Quando você se sentir firme tente novamente.

Fonte dos exercícios aqui .

domingo, 13 de novembro de 2011

O Alinhamento

No começo do ballet, raramente a professora vai se utilizar dos nomes certos das posições corporais referente ao alinhamento. É mais comum ouvirmos " De frente para o espelho","Agora na lateral","Girem um pouco o corpo".
Porém, após algumas aulinhas, eles começam a surgir. E é ai que as novas bailarinas ficam em duvida. A sobrancelha fica arqueada quando a professora fala : " Muito bem meninas, agora vamos fazer écarté"

Existem algumas imagens e desenhos que circulam pela internet, porém nada é mais preciso do que um vídeo.
Por isso vou deixa-los esse com todas as posições de alinhamento. Vejam e revejam pois é ótimo e o chão está marcado com fitas para um melhor entendimento.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

The dying swan no gelo


Eu sempre fui apaixonada por patinação no gelo e ao encontrar esse vídeo com uma montagem de 'The dying Swan" foi um presente aos meus olhos!
Maravilhosa coreografia, ótima apresentação!
A patinadora é a Oksana Baiul.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Incrível Maya Plisetskaya

Quando penso em uma bailarina excepcional e moderna, ela é a Svetlana Zakharova. Não sou simplesmente apaixonada pela elasticidade das pernas e os seus longos braços, mas sim o poder persuasivo que essa bailarina tem no palco. Quando estou sentada observando uma apresentação, a minha primeira reação recai sobre o rosto e a expressividade da bailarina... e se isso não me agradar apenas observo a execução dos passos.

Mas como uma bailarina que sou de verdade, não posso me prender ás visões modernas rs. O passado do ballet, como bem sabemos, é mágico e nos leva a bailarinas fantásticas e praticamente perfeitas em conjunto; expressão e execução.

Sim, eu sempre conheci a Anna Pavlova e a importância do " The dying Swan". 
Mas só compreendi a morte deste cisne vendo a Maya Plisetskaya dançar. Eu vi várias bailarinas executando essa coreografia e sempre achei , em geral, que todas dançaram corretamente e que sim... o cisme morreu elegantemente.
Mas só senti a aflição desse cisne; suas tentativas de voo, seu cansaço e a eterna luta pela vida com a Maya.




Maya neste vídeo estava com 61 anos e eu considero essa como a sua segunda melhor dança. Eu fiquei surpresa ( muito mesmo ) com a capacidade dessa bailarina e desejando do fundo do meu coração conseguir aos 61 anos dançar 5 % do que ela dança rsrs.

O vídeo que considero o melhor de todos e com certeza a melhor apresentação da morte do cisne, vocês podem conferir aqui.

Bom, não é a toa que Maya é considerada uma das grandes bailarinas do século XX !

E qual é a "versão" preferida de vocês?

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A dança como ela é.

A dança não precisa de empecilhos para ser executada. A dança é a manifestação da sua alma.
Inspirem-se!

sábado, 15 de outubro de 2011

Para toda valsa, um bailado.

Eu tenho uma mania maravilhosa. Toda vez que escuto alguma valsa aleatória, já começo a imaginar os passos, a coreografia e o tablado. Isso nunca saiu de mim, nem mesmo quando larguei o ballet. E agora que voltei ficou pior. Toda ópera, toma musica, toda valsa é perfeita para que meus pés comecem a bater e os meus olhos semi cerrem prontos para uma viagem.
Minha mente viaja a lugares inalcançáveis até a musica terminar. Ai sim, eu volto para onde estava ...rs

Essa manhã acordei com duas valsas na cabeça e imaginando como ficaria na dança. Bom, para esses questionamentos basta o youtube não é mesmo?

A primeira foi a Valsa das flores do Tchaikovski
Essa valsa me lembra coisas muitos boas, como o ballet na minha infância. Não tenho certeza, mas acho que a dancei. Vou procurar nos meus videos para me certificar mesmo rsrs. Deixo o video para vocês... não é lindo?!

A segunda é a minha valsa preferida. É toque do meu celular, escuto para me alongar, relaxar, dormir e pensar. Ou seja, está comigo o tempo todo rs 
Porém não achei de jeito nenhum uma dancinha rs Fiquei triste pois com certeza existe alguma por ai, em algum repertório ao qual desconheço... alguma montagem com certeza já utilizou a minha querida valsa.

Rosas der sul, rosas do sul,roses from the south, como você preferir chamar rs é do Johan Strauss.
Tem dias que não paro de pensar nessa valsa sendo dançada por um magnifico corpo de ballet e também tem dias que não acho nada! Por isso, peço a ajuda de vocês! Se acharem algum vídeo por ai e reconhecerem que é do Johan, me passem!
Caso não conheçam a musica, deixo um video. Espero que gostem!



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O outro lado do ballet...


Eu não ia escrever sobre, ia apenas deixar o vídeo e também deixar que vocês pensassem sobre. Eu sei que existem muitas que concordam com esse método e que podem me afirmar com veemência que esta é a melhor forma de se treinar o ballet. 

Eu, de qualquer forma, vou deixar a minha sincera opinião; No primeiro tapa,  já estaria fora da classe.
Eu aceito criticas, aceito que a professora mexa no meu corpo nas horas necessárias, aceito que ela grite do outro lado da sala o meu nome e diga: " Ingrid a coluna!", aceito que venha conversar séria comigo a respeito de algo e que até fique brava com alguma coisa. Mas não aceito e jamais aceitaria o comportamento da professora nesse vídeo.
Digo e repito; o ballet é seriedade mas também é amor. E honestamente não troco a doce da minha professora por nada!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Amor e seus dramas no ballet

Bom, a verdade é que eu ainda não tive o prazer de assistir Giselle. E a outra verdade é que esse é o meu repertório preferido e infelizmente só posso contemplar no youtube.

E justamente Giselle desperta em mim as maiores emoções possíveis. Eu diria que isso acontece porquê sou dramática e convenhamos que talvez Giselle também seja. 

No primeiro ato podemos contemplar o surgimento de um amor delicado, lindo e platônico. E isso definitivamente me encanta!
E o que na verdade eu mais gosto é o que vem depois. Sim, isso pode parecer masoquista e assustador. Mas Giselle ao descobrir a verdade, ou a traição de Albert desfalece. Sim! Ela morre de amor. Ela não suporta o fato de saber que ele mesmo prometendo ama-la está noivo de outra!
E ai está a minha cena preferida. A descoberta de toda a verdade, o momento que  todo o drama acontece e que todos os bailarinos em cena são testados em sua atuação. Sim, essa cena não teria  menor sentido se os bailarinos não soubessem atuar. O momento de confusão na mente de Giselle é brilhante!

Bom, afinal o que marca os grandes repertórios? Uma pitada de amor e muito drama rs E honestamente, na minha opinião isso é fantástico! E vocês o que acham?

observação: Coloquei os videos da Zakharova como Giselle porque acho extremamente digno o seu momento de loucura. A verdade é que nunca vi um melhor!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cansada ... E com novidade!

Eita que nesses dias me vi num cansaço só! Mas era tanto, que nas aulas não estava nem sentando pra me alongar porque se não acho que dormiria por ali mesmo rsrs Ou seja, além de bocejar muito não fiz meus exercicios direitinho. Que feio não?!

Mas prometo voltar a ativa! Que coisa mais feia bailarina assim né? rsrs

A novidade tem a ver com arte! Eu nem sei como, mas sempre vou achando umas pinturas bonitas por ai rs
Gostaram dessa que pus com bailarina sentadinha e cansadinha? rs É do Rob Hefferan.

Eu quase cai para trás com o talente deste homem! Vejam com seus própios olhos e depois deixem comentários!

Isso é Oléo sobre tela! Pensou que fosse foto? nanana, estava enganado! Bom, eu estou apaixonada e você?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Parabéns



A verdade é que passei muito tempo ensaiando esse discurso. E até me proibir de escrever alguns dias, justamente para dar todo o meu fôlego inspiratório a vocês.

A verdade também, é que hoje é um dia especial para todos nós. É um dia que marca a nossa coragem de voltar, recomeçar ou iniciar o Ballet. Hoje é o dia que lembramos das câimbras, das dores no dedo mindinho, da coxa dolorida com muito orgulho... 
Pois depois das dores vieram um sorriso. 
Sim aquele sorriso, após se olhar no espelho e ver que estava justamente como sempre sonhou. Postura ereta, braços bem arranjados, cabeça erguida e o passo bem executado... tão bem executado que você podê reparar que a sua ponta estava perfeita.

Hoje é o dia, aquele dia que sabemos que , mesmo não sendo na sala de aula, somos balarinas (os).
Aquele orgulho de andar na rua e a vontade de dizer " Eu sei que você pensa que não, mas eu sou bailaria!"

Sim, eu ensaiei um discurso longo, daqueles que te fariam lembrar de muitas coisas. Até queria algumas lágrimas, mas infelizmente as vezes não sou boa com palavras...

Mas para aquelas (es) como eu, que as vezes não conseguem se expressar nas letras, talvez tenhamos algo em comum ... expressamo-nos na dança!

Sendo assim, do fundo do meu coração,

Feliz dia da bailarina !

domingo, 21 de agosto de 2011

Querido Adagio.

Fazer uma sequência bem feita do adagio, acredito eu que seja um verdadeiro triunfo para uma bailarina.
Todo o nosso equilibrio,paciência e capacidade de memorização de passos é testado ao decorrer da musica.

Video retirado do site  Dicas de Dança .

Por isso digo, Viva o Adagio!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Você vê acessórios, eu vejo ballet!

Isso deve ser mania de bailarina. Com certeza é!
Uma mania infinita de procurar e achar coisas referentes ao ballet em qualquer coisa.
A principio, eu estava na internet procurando uma bolsa tira-colo para nos dias de ballet conseguir colocar as minhas coisas dentro dela, já que eu ando com DUAS bolsas; uma normal, para trabalhar e outra só com roupa, sapatilha etc.

A questão é que fui pesquisando, pesquisando e me deparei com sapatos foférrimos! E como uma blogueira, não pude deixar de compartilhar com vocês!
Esses são da Alice Disse
E então continuei pesquisando, quando achei os sapatos mais perfeitos do mundo ( Diga-se de passagem).
Faz parte da dignissima coleção de Inverno da New Order.
Amei! "Sapatilha ponta dance raso"
"Coturno para ballet". Muito interessante!
Linda,linda e Linda! Minha preferida
Não é uma graça?!
Eu fiquei apaixonada por essas sapatilhas! Não vou colocar todas aqui, porque não tem espaço rsrs, mas super aconselho a darem uma passada no site! Vou até deixar de novo: New Order.

Até " achei "esse estojinho da capezio lindo!

Enfim! Acabei me perdendo procurando a bolsa rsrs. Mas posso dizer que as bolsas da New Order me agradaram muito!
E então, o que acharam dos sapatos?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Paciência

Em outro post eu escrevi sobre a delicadeza. Frisei o quanto precisamos ser delicadas ( ou aparentemente delicadas, já que sabemos que nossa força e sinal de esforço não devem ser mostrados )e hoje venho em pedido da paciência.

Sim, ela mesma. Aquela que não aturamos em nossas vidas. Aquela que desprezamos com todas as forças, mas sempre enchemos a boca para aconselhar alguem : " Não se preocupe fulana, tenha paciência... no futuro a sua perna vai subir mais"

Por que eu vim falar disso? Simples! Eu esperei muito tempo ( 7 anos ) para conseguir retornar ao ballet. E como vocês acompanharam nos primeiros posts eu estava mais dura do que gelo e com dores no corpo. Minha perna não tinha mais a mesma elasticidade, e um suples foi quase impossivel nas primeiras aulas.
Ainda não faz muito tempo que voltei, mas melhorei consideralvemente minha eslaticidade, e hoje fazer um suples não é impossivel. Não é perfeito, não desço tudo, mas tenho mais facilidade em faze-lo.

E agora, eu sou grata ao ballet, por ter me ensinado a ter paciência com tudo. Porque sim... tudo demora, nada cai do céu, mas tudo o que vem com conquista e suor é mais prazeroso.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

E quando bater aquela dorzinha...

Sim, sim. Se você é bailarina, pelo menos uma vez na semana vai sair com aquela dorzinha no corpo. Talvez porque não tenha se alongado o suficiente, talvez porque tenha se alongado de forma errada, ou até mesmo porque fingiu que era a super bailarina e foi além dos seus limites corporais rsrs

Um dos meus primeiros posts foi sobre a minhha dor corporal pós primeira aula. Naquele dia eu não sabia como aliviar a tensão de muitos anos sem qualquer atividade física. Mas agora eu sei!

Na verdade é truquesinho. Eu peguei a dica de alguns blogs e misturei com aquela caseira sabe?
Mas não esperem muito, porque não é nada demais!

Passo 1 : Compressa de Gelo
A compressa de gelo serve para traumas provocados por quedas ou pancadas. O gelo é anestésico de dor e contrai os vasos sanguineos, diminuindo o inchaço.
Se logo após o trauma for aplicado gelo, os vasos se contraem, , em conseqüência, o inchaço e o hematoma se reduzam também. Além disso, se a pele for resfriada a 12ºC ou 13ºC, os receptores de dor param de funcionar - daí o efeito anestésico do gelo.

Por que eu não indico a quente? 
O calor é indicado nos casos em que a pessoa sente dor mas não apresenta inchaço.

A baixa temperatura, utilizada até 48 horas após uma lesão que não tenha ferida aberta, diminui a percepção da dor, o risco da inflamação e a quantidade de sangue no local, o que evita inchaço. Ao adotar uma compressa quente nessas condições, você pode provocar o efeito contrário”, resume o fisioterapeuta Alexandre Dias Gabriel, do Rio de Janeiro.

 As compressas quentes são geralmente usadas em casos mais crônicos. Elas são indicadas para aliviar cólicas e dores recorrentes nos músculos e juntas. O calor gerado ativa a circulação do sangue e pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

Ou seja, é indicado em dores musculares. Mas nesses casos eu aconselho ou a falar com a sua professora (or) ou procurar algum médico. Não vamos correr risco não é mesmo?

Eu indico que a compressa fique sobre a area lesionada de 15 a 20 minutos. Porém alguns especialistas pedem um tempo de 10 minutos - ou algo como colocar 10 e esperar 10 minutos para repor- para não agredir a pele.

Passo 2 - Gelol
Sim! Ele mesmo. Aquele velho conhecido das familias brasileiras. Quem nunca teve um gelol em casa? Pois é... ele é justamente indicado para aquelas quedas e pancadas que sofremos de vez em quando não é mesmo?
Após a compressa, espere cerca de 5 minutos e passe uma pequena camada de gelol na area lesionada. Por favor não exagerem! Um pouquinho basta mesmo.Passe com força e rapidez. Você precisa sentir a area ficar quente. É sinal de que está fazendo efeito.
Depois não precisa fazer nada. A area por incrivel que pareça vai ficar 'fria'. E então você pode fazer duas coisas. Uma delas é deixar a area descobertar e lidar com o frio que vem rsrs Ou então comprensa-la para fazer mais calor.
Tanto faz qual você escolher. As duas fazem efeito, porem comprensando passa mais rápido a dor. Deixando-a sem compressa demora um pouco mais... comigo leva dois dias. E depois não sinto nada.

Na aula passada eu comentei com as menias e as professora. A dica foi muito bem vinda e aprovada!

Observação: Tudo o que foi escrito nesse post não tem qualquer confirmação medicinal. Sentindo dores musculares ou persistentes procure sua professora e um médico.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O pintor das bailarinas, brasileiro

Acontece que mais uma vez eu me encontrei vagando por esse mundo amplo da internet, quando encontrei um grande pintor brasileiro reconhecido internacionalmente.
Seu nome é Washington Manguetas e suas pinturas são maravilhosas!

Neste dia eu estava procurando obras do impressionismo, com pintores famosos como o Degas, Van Gogh e Manet, quando acidentalmente fui parar no site de Washington e fiquei impressionada!

Seu trabalho tambem é na base do impressionismo e foi entitulado por ele como ' Impressionismo Tropical '.
Eu poderia ficar aqui, horas discursando sobre o jogo de luz, os temas dos quadros, o fato desse pintor maravilhoso ser brasileiro e etc. porém vou apenas deixa-los ( espero ) com gostinho de quero mais!
Deixo para vocês os quadros que mais gostei e o link do site.

Se vocês tiverem a oportunidade, por favor visitem e se tiverem alguma condição, comprem! Tenho certeza que esse tipo de obra vale a pena ser adquirida.







Lindas não?!
Site do pintor

terça-feira, 26 de julho de 2011

A delicadeza, por favor!

E eu estava por ai, lendo alguns blogs e muitos textos de muitas opiniões interessantes, quando me deparei com um apelo social e pessoal; sejamos mais delicados. Sejamos mais suaves e mais lentos.
E nesse mesmo pensamento, me deparei com o ballet. O que são movimentos, o que são os passos e os ritmos sem delicadeza?
Afinal, de que os bailarinos são feitos se não mostram sua delicadeza?

As vezes quando estamos iniciando algo e nos tornamos afoitos em aprender, esquecemos de ter calma, de ser suave e de deixar as coisas fluerem lentamente... seguindo o seu curso.
Esquecemos de ouvir, entender e aprimorar. Queremos é fazer. Não há o que esperar ...

Por isso, deixo o meu apelo, o meu pedido aos breves e poucos leitores ; - bailarinos ou não - Quando iniciarem algo, retirem o peso dos braços, das costas e das pernas. Torne-se leve a tal ponto de entrar em equilibrio com o corpo. De senti-lo e poder aproveita-lo. Não force demais e não afroxe. Sinta e aproveite sem pressa. A vida é curta demais para sobrecarregarmos as poucas horas de diversão.

Apenas aproveite!


sexta-feira, 22 de julho de 2011

E então, vamos nos alongar?


Bom, vou começar esse post falando de algo muito importante pra qualquer bailarina. Profissional ou novata a falta de alongamentos é um empecilho para os bons movimentos. 
Não adianta, sem alongar pode esquecer aquele Rond de Jambe em L’air  perfeito e sem dor.
Na verdade, até mesmo para um bom plie, as suas pernas devem estar devidamente alongadas e preparadas.
A sua musculatura antes de começar os exercicios deve estar relaxada para os impactos da aula.

O alongamento, de preferência, deve ser diário.
Você pode fazer em poucos minutos e acredite, vai sentir o resultado o dia inteiro.
Para dar uma ajuda, separei três vídeos de uma seqüência de video-aulas que valem a pena dar uma conferida;

  1.  Video Um: Com certeza, vocês já fizaram algo similar nas aulas. Só deixo uma observação; a perna que está abaixada, tentem deixa-la bem reta. No video, ela diz o tempo todo para deixar a perna 'relaxada'. Bom, sabemos que no ballet, essa perninha ai de baixo tem que ficar retinha não? rs
  2. Video Dois: Esse alongamento é BEM FAMOSO nas aulas de ballet. 
  3. Video Três: Esse tambem é muito famoso, e é conhecido como a posição ' borboleta' rs
Vou deixar apenas esses três. Se tiverem gostado, acessem o canal! Tem diversos exercicios de alongamento ótimos.
Depois desse incentivo, só posso dizer; E então, vamos nos alongar? rsrs

terça-feira, 19 de julho de 2011

E quando perguntarem ...


E quando alguem perguntar, porque você adulta resolveu fazer ballet, responda com esse poema lindo e digno.



Danço...
Não apenas por dançar;
Mas por sentir em cada partícula de meu corpo;
As notas de uma música que nunca para;
Uma música que surge dentro de mim
Cada vez que penso em dança;
Meu corpo ganha uma vida exuberante;
Um brilho que nenhum ser humano tem;
Minhas mãos falam várias línguas;
Que todos conseguem entender;
Meus pés ganham vida como se dançassem sós;
Meu corpo grita;
Todas as palavras do meu espírito;
Como se eu nunca tivesse falado;
Isso é dançar;
Isso é viver a dança;
E senti-la cada vez mais;
Isso é apenas dançar.
(Mayra Santos)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

E a questão é ...

SISSONE : Passo em que as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo, caindo sobre uma só, fechando a outra depois.

Ontem na aula eu conheci o Sissone.
Gostei muito, porém teria sido melhor se tivesse conseguido fazer um bem feito rsrs
As meninas da turma e a professora se empenharam em ficar do meu lado me dando dicas, enquanto eu dava pulinhos falidos para os lados. Até uns empurrãozinhos foram válidos e já no final da aula, consegui alguns esboços de um sissone.
E o que eu ouvi foi: Treine bastante, treine até na rua, em casa, você vai conseguir.
E é o que estou fazendo!

Essa foi a minha segunda aula de ballet e o meu primeiro obstaculozinho. Os demais passos peguei com facilidade graças aos bons alongamentos nas aulas.
Não tive muitas duvidas até porque antes de decidir entrar na academia fiz um estudo imenso sobre o ballet.

Abaixo um video do sissone:
Espero um dia conseguir fazer com tanta perfeição quanto ela!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A dor feliz

Eu sabia que ia acontecer e nem imaginei que fosse ficar feliz por sentir aquela dor maravilhosa no corpo.
Não, não é loucura da minha parte.
Parece que sai de uma tumba e liberei meu corpo.
Cada passo dado na minha primeira - e nova - aula de ballet, me fez uma pessoa muito mais feliz.
Obvio que o resultado do dia seguinte foi complicado...
Assim que coloquei meus pés no chão, ainda sentada na cama, minha coxa deu o seu sinal de alerta.
E hoje tenho uma nova aula, e sei que vou sair ainda mais dolorida. Afinal essa dorzinha faz parte do ballet, por agora só preciso descobrir a melhor forma de manda-la embora.
Afinal dor pra sempre não dá né rsrsrs

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Começo




E o que me fez voltar as sapatilhas foram muitas coisas, porém a mais importante de todas foi a coragem .
Sim, eu tive que me convencer que as sapatilhas ainda servem no pé de uma adulta, e que não importa a minha idade, eu ainda posso dançar.
Hoje, decidi encarar uma academia , enfrentar meu medo e começar.
Mesmo muito ansiosa, tenho certeza que tudo dará certo.
Espero mesmo que tudo dê certo.