terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dos ensaios e seus aprendizados

Novembro é uma época propicia á ensaios rigorosos e muito suor nas salas de aula, afinal boa parte das academias estão quase prontas para os espetáculos de fim de ano.
E é justamente sobre isso que pretendo falar no post de hoje.




Os ensaios são essenciais para todas as bailarinas e eu definitivamente amo passar boa parte do meu tempo assistindo todos os tipos de treinamento que as bailarinas profissionais recebem. É mágico parar para observar as etapas pelas quais elas se submetem. É lindo ver como chegam cruas ás suas coreógrafas e aos poucos vão sendo moldadas e aprendendo sobre a personagem, a forma como expressar seus sentimentos e o que cada gesto significa.
Eu sempre gosto de dizer que toda bailarina também é um pouco atriz, e admiro enormemente cada apresentação com plena consciência da dificuldade que é dançar e representar ao mesmo tempo.
Recentemente fiquei viciada com a doçura de Monica Manson. A forma delicada como explica os movimentos necessários e os gestos me fizeram dar reply diversas vezes nos vídeos. E até mesmo eu que assisto muitas vezes (quase o tempo todo) os repertórios, me peguei re-descobrindo ( ou descobrindo mesmo) alguns gestos e seus significados.
Recomendo que assistam os vídeos e peguem todas as dicas que puderem !



terça-feira, 22 de outubro de 2013

E eu preciso dançar...

Leitores,
Cometi o erro de ceder ás pressões do dia-adia e me afastei das salas de aula. Mas já tenho como por resolução voltar o mais rápido possível.
Incentivo ? Assisti esse vídeo .


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Inspirações

É de verdade universal que nós, bailarinas, sempre temos uma inspiração de vida.
Sempre existe aquela bailarina que sonhos ser, ou que pelo menos sonhamos em fazer algumas sequências usando alguma característica para nossa inspiração; seja o pé, a postura, os braços ou aquele sorriso enigmático.
A minha inspiração mór sempre foi obter aquela leveza e agilidade que só a Zakharova consegue fazer perfeitamente, e na minha opinião de fã; inigualavelmente.
Mas ela não é a única que transita na minha lista de bailarinas-a-seguir. Existe também a Carrie Imler.

Trabalhando sempre com os passos limpos e de forma extremamente bela(e rápidas,diga-se de passagem), Carrie sempre nos brinda com excelentes presentes :


É ou não é razão de muita inspiração ?

sábado, 15 de junho de 2013

A evolução do Ballet através do tempo.

Eu particularmente sempre tive muita curiosidade em saber o que mudou na dança.
É claro que sabemos que os passos e as coreografias mudam e evoluem, e por consequência o jeito de se dançar o ballet não permaneceu o mesmo. Mas até pouco tempo atrás nunca pude ver como é que  se dançava, e para a minha surpresa o Royal Opera House nos prestigiou com vídeos demonstrativos de coreografias de grandes bailarinas. Acompanhem:
 
  •   Era Romântica  - Marie Taglioni ( 1804-1884)
 
  • La Cachucha - Fanny Elssler ( 1810-1884)


 



  • Popular - Anna Pavlova ( 1881-1931)
                                          
 

  • Alicia Markova ( 1910-2004)





É muitíssimo interessante observar as coreografias e através delas conseguir analisar facilmente como a época influência o dançar.
A História do Ballet é um tema me que muito me interessa, pois postando os vídeos dessas bailarinas, acabei descobrindo milhares de pequenas e interessantes curiosidades sobre o mundo bailarinistico. Espero em breve poder contar em posts separados a história de cada bailarina citada.
 
Para quem ficou interessado na evolução da dança, recomendo também esse vídeo (muito mais especifico)sobre a mudança dos passos no ballet.
 
Obs: Como os vídeos são da Real Opera House, todas explicações estão em inglês.
 

sábado, 11 de maio de 2013

Dicas e diferenças da sapatilha de meia-ponta

Pra você todas as sapatilhas são iguais e não existe diferença entre usar uma de lona e de couro? 
Você entende a diferença das solas ?
Sabe o que difere uma sapatilha de meia-ponta masculina e feminina ?
Entende como se deve experimentar uma sapatilha e o que o mal uso acarreta?

Pois é, são informações valiosas e muito difíceis de se encontrar por ai, porque em geral a sapatilha de meia-ponta é um pouco negligenciada.
Se você ficou curiosa(o) e tem esses questionamentos, não deixem de assistir  esse vídeo.É um verdadeiro achado.



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quem tem medo de saltar ?


E depois de muito tempo - acho que anos né ? - fui perceber que tenho medo de saltar.


A verdade é que eu não estava esperando isso. 
Sempre me achei bem destemida nas aulas e nunca fugi de nenhum exercício até que chegava a hora dos  Grand Jetés. A desculpa é a mesma a muito tempo : " Ops, agora já estou cansada. É o último exercício, já dei muitas piruetas etc etc etc". Além disso, nunca achei necessário levantar demais a perna. Pensava : " Não preciso fazer muito esforço e nem dar muito impulso. Pra que fazer isso?"

Agora - Eu juro - que olho pra trás fico muito assustada. Como eu poderia pensar que um esforço não é necessário?
E após pensar e pensar eu compreendi tudo. A questão não é o esforço, mas sim o medo de saltar e cair. Ou pior, o medo de não conseguir.
Pelo simples fato de ter medo de não conseguir levantar as pernas alto o suficiente para fazer aquele super grand jeté, eu me privei de tentar. E assim, estou a muito tempo fugindo do exercício arranjando todas as desculpas necessárias. E para piorar não sou a única. Com um simples olhar posso ver muitas meninas se esquivando do exercício ou fazendo-o apenas uma vez com o mesmo pensamento que eu : 
"Eu não vou conseguir."

Uma das metas de 2013 certamente será tirar esse medo do salto da minha vida.
Se você que está lendo esse post também se sente assim, espero que também use essa meta.

Vamos saltar sem medo!