terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Homens na sapatilha de ponta... vamos refletir?

Olá meus bailarinos (as)! 
Primeiramente vou deixar um Feliz Natal para vocês! Espero que a virada da noite tenha sido maravilhosa e que hoje o dia seja tranquilo e de muita reflexão. Porque eu realmente acredito que o sentido do Natal seja refletir sobre o ano todo e pensarmos como podemos melhorar para o próximo ano.

O tema de reflexão desse ano a cerca do ballet será sobre os bailarinos que usam sapatilha de ponta. Acredito que essa tenha sido a polêmica do ano, já que agora podemos ver com mais frequência por fotos que os homens estão usando a sapatilha de ponta sem medo.

Crédito das fotos para a página "Só bailarinos" e aos respectivos bailarinos.


Infelizmente, esse ainda é um assunto que gera todo o tipo de comentário preconceituoso e por vezes homofóbico.
Acredito que quando as mudanças começam a aparecer as reações contrárias chegam com mais força. É uma questão de resistência ao novo. Eu compreendo. Contudo, não vejo um debate sério sobre isso. A grande pergunta do ano é : Por que não?

Sapatilha de ponta é só pra mulher?
Sapatilha de ponta não combina com homem?
Sapatilha de ponta foi adaptada somente para o corpo feminino?

Por que simplesmente não podemos debater sobre isso? Acredito que ignorar o assunto, ou trata-lo com deboche não vai resolver a situação. Porque não podemos nos propor a um debate saudável e perguntar aos bailarinos o que eles acham? Poderíamos muito bem aprofundar o assunto não só para saber se eles querem, mas como também saber se é possível que o corpo masculino suporte usar as sapatilhas de ponta. Até que ponto seria benéfico pra eles?

O mundo do ballet clássico como sabemos tem resistência a mudanças. E sim, bem sei que provavelmente essa mudança nem passe pela cabeça da maioria das pessoas do mundo bailarinistico. Mas o mundo vai mudando, e as coisas novas surgem... e é por isso que hoje temos as mais diversas modalidades de dança. E muitas delas surgiram do ballet clássico.

E então, o que acham do assunto? Seria possível?