quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ombros no seu devido lugar,por favor.


Quando você está lendo tudo o que pode sobre ballet no mundo dos blogs, encontra manual para todas as partes do corpo e um outro manual com as devidas instruções para lesões. Temos tudo sobre pés,coxas,braços,mãos e coluna. Mas a pergunta que não quer calar é: E os ombros?

Pois aqui vai uma informação importante: Não adianta caprichar no braço, deixar a coluna ereta, pernas esticadas, ponta impecável e no final aquele ombro pra cima deformando todo o conjunto.  

Faça um pequeno teste  na próxima aula. Posicione-se em frente ao espelho e ao fazer a quinta posição nos braços deixe que seus ombros se posicionem sem cuidado. Você pode até dizer que não faz diferença, mas depois abaixe-os para ver o quão diferente fica o alinhamento do corpo. Vai ficar melhor não é?

O que acontece é que o ballet é simples. Pequenos gestos bem executados passam a imagem necessária de clareza. E não se espante, todas as posições foram fruto de muito trabalho. Nada está ali por acaso. Todos os passos são uma composição para a harmonia entre o bailarino e a musica.

Ombros levantados significam acanhamento, espanto e até mesmo medo. Lembre-se que o ballet está sempre tentando passar uma imagem de tranquilidade e serenidade.E os seus ombros influenciam e muito todo o conjunto da obra.

E lembre-se, braços mal posicionados , geram ombros mal posicionados que geram lesões.

Por isso bailarinos e bailarinos vamos ficar sempre atentos aos ombros!