terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E as férias chegaram....

Pois é, passou tão rápidinho esses meses não foi?
Ainda me lembro do primeiro dia de aula! A excitação de subir as escadas da academia, o medo, a insegurança imensa e depois um prazer que nunca vou consegui descrever em palavras.

Construi amizades muito bonitas no centro de dança, e nesse ano, ontem foi o ultima dia que estive lá.
Foi uma festa linda e um pouco triste. Desejei antecipado feliz natal e ano novo e já estou fazendo planos para o ano que vem rsrs
Isso inclui um colã novo e meia nova.

----

Contudo estou escrevendo este post para dizer que em seis meses de ballet tive dois grandes beneficios, além da alegria da vida é claro rsrs. O primeiro foi a melhora da minha postura. Eu tenho lordose, não tenho dores, mas quem me observa atentamente sabe que sou tortinha tortinha rs. Melhorei absurdamente meu modo de andar!
A segunda é a panturrilha! Aham, isso mesmo! Estou com uma panturrilha sensacional. Estou com tanto orgulho dessa panturrilha definida, que as vezes para na rua para olha-la.
E espero que ano que vem o maior motivo de orgulho sejam as minhas coxas. Estão começando a ficar definidinhas. Quando faço movimentos como o round de jambe el l'air posso ver os meus musculos. Mas depois volta ao normal.... uma pena rsrs

Boas férias para nós!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ballet Clássico x Ballet Neo Clássico

Estes dias enquanto vagava pela internet em busca de videos de ballet clássico fui surpreendida pelo Neo clássico.


Confesso que dessa modalidade nunca tinha ouvido falar.E fiquei ainda mais chocada quando descobri que a modalidade é antiga. Pelo menos desde 1928 já temos coreografias nesses estilo.


Foi então que começei uma busca incasável por uma explicação do que seria o Neo clássico, quais as suas principais caracteristicas e  semelhanças com o clássico.

A principio, eu tinha em mente que seria algo similar ao contemporânio.Mas logo vi que foi um mero engano. Quando observamos os videos de dança, podemos ver que a tendência da dança puxa mais para o tradicional clássico com coreografias mais modernas.

  •  Semelhanças Clássico e Neo Clássico
O uso da sapatilha de meia -ponta ou ponta.
Postura ereta
Movimentos circulares dos membros superiores
  •  Diferenças
Não se utiliza o Tutu, mas sim saias de panos leves e diversificados
Não há cenário
Retirada de longos repertórios


Não existe basicamente até hoje,nenhum livro que trate da história do ballet neoclássio e seus fundamentos  em si. O que podemos obervar é que as músias são mais variadas, fugindo realmente do padrão clássico. Em alguns videos de apresentações faz-se desnecessário o uso de meias e saias, entrando apenas um colã e short.
Contudo, acho que os passos não se diferem do clássico.

O grande criador desse estilo foi George Balanchine com o ballet "Apollo".

Observações:

1. Foi muito difícil encontrar fontes que falassem sobre o Ballet Neoclássico, então o texto ficou por pura opinião pessoal de observações de videos.

2. O que conclui foi que o neoclássico é um ballet mais livre do grande "drama" clássico, das roupas e do estilo de música unico, abrindo assim espaço para musicas instrumentais modernas. Carrega consigo um ar mais moderno, mas ainda sim não vejo grandes semelhanças com o contemporânio em si.

3. Se algum leitor(a) tiver mais informações, vou adorar saber e postar num proximo post!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ballet com dança do ventre, ou vice-versa.

Como vocês já devem ter percebido, adoro procurar todos os tipos de coisas que tenham ballet no meio. Não importa o quê. 
Mês passado coloquei um video de patinação no gelo com a musica de 'The Swan'.
Agora, chegou a vez de vermos uma apresentação de dança do ventre com ballet.
Nunca pensei em fazer dança do ventre, embora ache lindo.Mas depois de ver esse video, admito que até deu uma vontade louca de misturar e dançar ballet com a dança do ventre. Ficou muito bonito e a coreografia maravilhosa!

Definitivamente esta bailarina está de parabens!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Das alegrias de dezembro...

Sim! Já estamos em dezembro e estou muito motivada para esse mês! 


Foto retirada do site "Dicas de Dança"
  

  • A minha grande euforia consiste no fato de que justamente em dezembro chegou um bailarino na minha academia! Sim, isso mesmo! Um bailarino. As apostas já começaram e estamos cruzando os dedos para que ele tenha gostado da turma e nos acompanhe ano que vem.

  • A segunda é que já sinto o cheirinho da mesa de natal rsrs Eu sei que ainda falta muito, mas sabe como é né? Dezembro é praticamente sinônimo de natal rs. E o meu grande plano para esse mês é assistir o Quebra-nozes no teatro municipal. Espero muito que ainda tenha ingressos e que eu consiga comprar a tempo. Mas tempo é algo que eu definitivamente não tenho de sobra. Uma pena...

------
 
Os outros planos estão nas piruetas e nos assemblés. No meio do mês passado começamos a trabalhar de verdade nas piruetas e assemblés. A minha grande surpresa consistiu numa melhora assustadora das piruetas rs. Estamos treinando as piruetas na quinta posição e a principio estava considerando uma imissão impossível tirar impulso para a pirueta!
Conseguia realizar muito bem na quarta posição,mas nada de sair os giros na quinta. 
Mas ontem, depois de alguns minutos e fora da barra, a execução do passo ficou perfeita.

A única dica existente para uma boa pirueta é a calma. Quanto mais exasperada (o) você fica tentando girar, menos consegue se equilibrar e acaba tombando pra trás no meio do passo.

Antes de tudo; concentre-se, prenda o abdomem ( sempre rs) e faça um plie de forma equilibrada para dar o impulso. E na hora de girar mantenha a cabeça em foco,em um ponto inicial.( Dependendo de que lado da sala esteja... pode ser o espelho ou a parede) Eu sei que é dificil! Mas é possivel.

Quanto ao assemblé ainda não tenho um final feliz para contar, e já começo a sentir falta da minha antiga dificuldade com o sissone rsrs. Basicamente é muito trabalho para uma unica perna só não?
A nossa professora brinca dizendo que agora está desconstruindo o nosso sissone, e só porque aprendemos chegou a hora do assémble. Vamos ver se até a ultima aula consigo faze-lo decentemente.

Abaixo, um video do dito cujo. Olhando assim parece tão fácil!
Espero que tambem estejam animados esse mês!