segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Procurando por noticias?

Bom, a fonte para noticias de ballet é basicamente rara e dificil. Quando queremos encontrar algo é preciso muita paciência em frente ao computador para conseguir achar algo que  tenha realmente a ver com o que se está procurando. E na maioria das vezes, não achamos.
E quando queremos saber sobre as novidades no mundo do ballet, tudo fica ainda mais complicado. Saber sobre as apresentações que estão no mundo, opiniões e tendências quase não passa pela nossa cabeça tamanha a dificuldade.
Mas esses problemas acabaram, ou acabaram parcialmente.
Já ouviram falar do Ballet news? É um site maravilhoso com muitas novidades e colunas muito interessantes sobre tudo que se possa relacionar com dança e claro com ballet.
Mas como já devem imaginar, é em inglês. (Basicamente, as maiores fontes de informações sobre ballet são em inglês.)
De qualquer forma, vale a pena dar uma conferida! E para qualquer problema, solicitem o google tradutor rs


Acesse o site por  aqui.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O equilibrio na meia-ponta

Eu até acho que demorei muito para escrever este post. Afinal de contas, logo depois de escolher a sapatilha de meia-ponta ideal e acordar cheia de dores pós-primeira aula, a grande questão para as novas bailarinas adultas é como conseguir ficar equilibrida na meia ponta.
Não é fácil!
Nos primeiros momentos, ou primeiras aulas, a meia-ponta e o equilibrio provavelmete vão significar coisas distintas. Afinal, levantar bem os pés e conseguir sustentar o corpo já uma grande missão.
Por isso,vou deixar uma lista com alguns exercícios de ajuda ao sonhado equilibrio.Tentem fazer isso em intervalos do dia ociosos.

1 - Permaneça descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos dos pés para o chão. Concentre-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas manter os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.
2 - Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo em partes iguais entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nesta posição por um minuto, em seguida, mude para o outro pé.
3 - Fique em um pé com o peso do corpo dividido entre o calcanhar e a bola do pé. Levante o calcanhar e gire lentamente para a esquerda (uma volta de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, alternar os pés. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.

Se você perder o seu equilíbrio durante os exercícios, tente recuperá-lo rapidamente com o ajuste mínimo possível. Estenda a mão e toque levemente a cadeira ou parede com a ponta dos dedos. Quando você se sentir firme tente novamente.

Fonte dos exercícios aqui .

domingo, 13 de novembro de 2011

O Alinhamento

No começo do ballet, raramente a professora vai se utilizar dos nomes certos das posições corporais referente ao alinhamento. É mais comum ouvirmos " De frente para o espelho","Agora na lateral","Girem um pouco o corpo".
Porém, após algumas aulinhas, eles começam a surgir. E é ai que as novas bailarinas ficam em duvida. A sobrancelha fica arqueada quando a professora fala : " Muito bem meninas, agora vamos fazer écarté"

Existem algumas imagens e desenhos que circulam pela internet, porém nada é mais preciso do que um vídeo.
Por isso vou deixa-los esse com todas as posições de alinhamento. Vejam e revejam pois é ótimo e o chão está marcado com fitas para um melhor entendimento.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

The dying swan no gelo


Eu sempre fui apaixonada por patinação no gelo e ao encontrar esse vídeo com uma montagem de 'The dying Swan" foi um presente aos meus olhos!
Maravilhosa coreografia, ótima apresentação!
A patinadora é a Oksana Baiul.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Incrível Maya Plisetskaya

Quando penso em uma bailarina excepcional e moderna, ela é a Svetlana Zakharova. Não sou simplesmente apaixonada pela elasticidade das pernas e os seus longos braços, mas sim o poder persuasivo que essa bailarina tem no palco. Quando estou sentada observando uma apresentação, a minha primeira reação recai sobre o rosto e a expressividade da bailarina... e se isso não me agradar apenas observo a execução dos passos.

Mas como uma bailarina que sou de verdade, não posso me prender ás visões modernas rs. O passado do ballet, como bem sabemos, é mágico e nos leva a bailarinas fantásticas e praticamente perfeitas em conjunto; expressão e execução.

Sim, eu sempre conheci a Anna Pavlova e a importância do " The dying Swan". 
Mas só compreendi a morte deste cisne vendo a Maya Plisetskaya dançar. Eu vi várias bailarinas executando essa coreografia e sempre achei , em geral, que todas dançaram corretamente e que sim... o cisme morreu elegantemente.
Mas só senti a aflição desse cisne; suas tentativas de voo, seu cansaço e a eterna luta pela vida com a Maya.




Maya neste vídeo estava com 61 anos e eu considero essa como a sua segunda melhor dança. Eu fiquei surpresa ( muito mesmo ) com a capacidade dessa bailarina e desejando do fundo do meu coração conseguir aos 61 anos dançar 5 % do que ela dança rsrs.

O vídeo que considero o melhor de todos e com certeza a melhor apresentação da morte do cisne, vocês podem conferir aqui.

Bom, não é a toa que Maya é considerada uma das grandes bailarinas do século XX !

E qual é a "versão" preferida de vocês?